Recursos Humanos
Banco de Profissionais
Reserva de Matrícula
Concurso de Bolsas
Fale com a Diretora
 
Página Inicial
Instituição
Histórico
Proposta Pedagógica
Cursos
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Ensino Técnico
- Saúde
- Serviços
Ensino à Distância
- Graduação
- Pós-Graduação
O canal do emprego
Curriculum vitae
- Artigos
Entrevista
- Artigos
Carreira
- Artigos
Informação
Calendário Letivo
Eventos
Esportes
Notícias
Campos de Estágio
Links
Publicidade


ORIENTAÇÕES INICIAIS AOS ALUNOS

Não deixe de procurar a Escola sempre que encontrar dificuldades no entendimento do assunto estudado ou na realização das tarefas propostas; esse intercâmbio é importante para você crescer e avançar.

Organize o seu dia, dedicando um tempo para que você possa estudar e realizar os exercícios necessários.

Procure despertar o gosto pela leitura, procurando ler, diariamente, seus apontamentos, que servirá para você ficar preparado para a próxima aula.

Para que a aprendizagem ocorra é necessário um trabalho diário, que exige persistência e disciplina.

VOCÊ PRECISA ENCONTRAR OS CAMINHOS PARA APRENDER E PROGREDIR.

TENHA SEMPRE COMO LEMA:

SEM ESTUDO E TRABALHO, NÃO HÁ PROGRESSO



Proposta Pedagógica



A ESCOLA MODELO fundada em 25 de maio de 1890, tem constante preocupação com a disciplina, além de abordar a diferença de educação e instrução, indicando que a escola deve prover um convívio social a solidariedade e noções de civismo e civilidade.

Com seus 116 anos, a ESCOLA MODELO tem como proposta pedagógica elaborar um conjunto de princípios que serviram de exemplos orientadores das ações de todos os que convivem no contesto escolar. À medida que a ação pedagógica se desenvolve, a proposta pedagógica vai se modificando em seu detalhes, mas mantendo sempre seus princípios orientadores, que darão a identidade da instituição.

Através desta proposta pedagógica serão trabalhados explicitamente os fundamentos ético-políticos com o aluno. Em seguida iremos trabalhar a produção do conhecimento e sua apropriação. E, finalmente iremos desenvolver os fundamentos didático-pedagógicos, ligados as relações entre o professor e o aluno na interação determinante dos processos de ensino e aprendizagem.

A ESCOLA MODELO procura trabalhar em busca da formação para a cidadania, como honestidade, responsabilidade e cooperação.

A ESCOLA

A escola pretende criar melhores condições para que os processos de ensino e aprendizagem se desenvolvam de maneira eficiente e eficaz. Fará isto mediante:

  • Constante aperfeiçoamento do corpo docente;
  • Contratação de profissionais qualificados para atuarem no processo ensino-aprendizagem;
  • Desenvolvimento e planejamento constante de atividades pedagógicas;
  • Reconhecer as necessidades do educando e programar-se no sentido de atendê-las;
  • Fazer convênios com hospitais, clínicas e instituições públicas para garantir a aprendizagem prática do corpo docente.

O PROFESSOR

O professor da ESCOLA MODELO através do ensino cria condições favoráveis para que o aluno desenvolva suas relações com o conhecimento já construído através dos tempos pela sociedade e construa sua própria representação destas relações; Isto é construa o seu próprio conhecimento. O aluno é produtor do conhecimento e o professor é o mediador do processo de aprendizagem.

O ALUNO

O aluno é um receptor de informações para construção do conhecimento. Em outras palavras, o conhecimento se constitui nas relações que cada aluno estabelece, frente a uma interpretação que o professor lhe faz de um saber construído e aceito socialmente. Assim, o processo de aprendizagem é de dentro para fora, isto é, é o próprio aluno que, a partir de sua experiência de vida, do universo simbólico já construído socialmente e reconstruído individualmente, fará uma interpretação do “saber oficial”, interpretação esta que deverá ser compartilhada com outros membros da sociedade.

Visto dessa forma, como profissional da aprendizagem, o aluno manifesta a sua competência:

  • Num esforço constante de aproveitar as condições criadas pelo profissional do ensino em busca da construção cada vez mais ampla e profunda de seu próprio saber;
  • Na continua busca de autonomia no processo da aprendizagem, isto é, de uma capacidade de análise critica dos conhecimentos propostos e da elaboração pessoal de novos conhecimentos;
  • Por um esforço constante de superação de seus próprios limites, não se contentando com o mínimo de produção intelectual, mas buscando o máximo da mesma;
  • Aproveitando as oportunidades que a escola oferece através de estágios, para garantir sua boa formação profissional;
  • Participando das atividades pedagógicas realizadas e planejadas pela coordenação pedagógica, como: feiras educativas, palestras, cursos e atividades pedagógicas programadas durante o curso.

A ESCOLA MODELO

A ESCOLA MODELO desenvolve a sua pedagogia alicerçada num processo de construção do conhecimento, dentro de nossa proposta pedagógica propomos que a relação professor, aluno e conhecimento tenha esta interação:

  • Conhecimento;
  • Professor, visto como mediador do processo da aprendizagem;
  • Aluno, o construtor do seu próprio conhecimento.

Esta é uma relação Construtiva Compartilhada, Democrática. Enfim, a ESCOLA MODELO gera bons profissionais, futuros cidadãos do nosso país.



Av. Ana Costa,164 - Santos/SP - Tel.:(13)3222-4963/3224-3819/3222-7446
email: contato@escolamodelosantos.com.br