
Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho
1. Objetivos
O mundo do trabalho está exigindo profissionais mais preparados, com capacidade de resolver problemas, de tomar decisões pensadas e equilibradas, que valorizem a ética e o trabalho em equipe. O mercado quer profissionais qualificados, ágeis e inteligentes, aptos a dar soluções rápidas aos problemas, capazes de se adaptar as novas tecnologias que surgem diariamente.
Para que um profissional melhore a qualidade de seu trabalho é preciso que tenha a consciência da importância do conhecimento, da atualização constante, de estudos de especialização, a fim de superar as dificuldades inerentes à suas funções. Só o preparo para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos permitirá o desenvolvimento integral do indivíduo, tornado-o capaz de aceitar crescentes exigências e responsabilidades.
O profissional que não se atualiza continuamente, que não incorpora as recentes contribuições científicas, está condenado ao isolamento, à exclusão do mercado de trabalho e por conseqüência de sua cidadania.
O objetivo do Curso é proporcionar estudos em enfermagem e higiene do trabalho, a fim de especializar e atualizar conhecimentos, tornando os profissionais que concluíram o curso de Enfermagem mais preparado para atuarem junto às empresas com firmeza, segurança e integridade física.
2 Requisitos de acesso
Para ingressar neste Curso, o aluno deverá ter concluído a Habilitação Profissional Técnico de Enfermagem ou a Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem.
3. Perfil profissional de conclusão
A área de saúde, pela sua importância, sua complexidade, exige a formação de um profissional capaz de formular um projeto de desenvolvimento após a conclusão do curso porque novas teorias e formas de atuação surgem diariamente e um preparo constante é necessário para o bom desempenho no mundo do trabalho.
O especialista em Enfermagem do Trabalho deverá ser capaz de:
a) identificar a estrutura e a organização do sistema de saúde vigente;
b) interpretar e aplicar normal do exercício da profissão e os princípios éticos que regem a conduta do profissional;
c) identificar funções e responsabilidades dos membros da equipe de trabalho;
d) identificar instalações e equipamentos
e) realizar o trabalho em equipe, sempre sob a supervisão do médico ou enfermeiro;
f) auxiliar na organização da montagem do serviço de atendimento à saúde na empresa;
g) prestar primeiros socorros em acidentes na empresa;
h) acompanhar o transporte do acidentado em trabalho que necessite de internação ou cuidados hospitalares;
i) zelar pela manutenção do material e equipamento de atendimento à saúde na empresa, encaminhado-os para reparos, quando necessário;
j) elaborar relatório inicial sobre o acidente ocorrido na empresa (CAT)
k) aplicar princípios e normas de higiene e saúde pessoal e ambiental.
4. Carga horária
A carga horária teórica compreende 240 horas aulas e as aulas teóricas-práticas um total de 60 horas de estágio realizadas em ambulatórios de empresas, industrias, etc.
5. Duração do curso
Parte teórica e prática: 1 semestre
6. Documentos para matrícula
- cédula de identidade (1 cópia)
- cic (1 cópia)
- 2 fotos 3x4
- 1 comprovante de residência (1 cópia)
- histórico do Ensino Fundamental ou Médio (1 cópia)
- histórico do Curso de Qualificação Profissional Auxiliar de Enfermagem ou Habilitação Profissional de Técnico de Enfermagem.