
1. Proposta Pedagógica
A Escola Modelo se propõe a levar o aluno a aprender e a pensar, a relacionar o conhecimento com dados da experiência cotidiana, a dar significado ao aprendizado e a fazer a ponte entre a teoria e a prática.
Dentre os princípios norteadores de sua formação será desenvolvido um conteúdo abrangente com o objetivo de preparar o aluno para o Ensino Superior.
2. Matrícula/Mensalidades
As matrículas se realizam ao longo de todo o ano letivo. O ingresso é efetuado mediante a apresentação de certificado de conclusão do ensino fundamental.
3. Sistemática de Classificação e Reclassificação
O aluno poderá ser classificado em módulo não inicial, mediante apresentação de Histórico Escolar que comprove ter concluído a série correspondente ao módulo a ser estudado.
A reclassificação dos alunos em módulo mais avançados de um ou mais componentes curriculares ocorrerá a partir de:
i) Proposta do professor, com base nos resultados da avaliação diagnóstica;
ii) Por solicitação do próprio aluno ou de seu responsável, mediante requerimento dirigido ao diretor da escola.
São procedimentos de reclassificação:
a) Prova sobre os conteúdos do componente curricular objeto da reclassificação;
b) Parecer do professor orientador de aprendizagem;
c) Parecer conclusivo do Diretor.
4. Currículo
O currículo abrangerá:
a) O estudo da língua portuguesa e literatura, enfatizando que o aluno deverá saber usar a linguagem em situações ou contextos, considerando inclusive os interlocutores ou públicos;
b) Química, física, biologia (ciências da natureza) e matemática – serão desenvolvidas como forma de entender e significar o mundo de modo organizado e racional;
c) História e geografia – As ciências humanas deverão destacar o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; nessas disciplinas serão incluídos conteúdos de filosofia e sociologia, necessários ao exercício da cidadania;
d) A educação artística, envolvendo o conhecimento da arte e sua valorização na sociedade e na vida das pessoas das mais diferentes culturas, será desenvolvida, como conteúdo obrigatório, integradas aos demais componentes curriculares;
e) Língua estrangeira moderna – Inglês – que dará ênfase à comunicação entre as pessoas e ao entendimento de textos;
f) Atividades extras: Judô e Jazz;
g) Introdução a informática;
h) A Educação física, como forma de socialização dos alunos, uma vez que nas demais matérias o ensino é individualizado, constará de atividades desportivas entre os próprios alunos e será incentivada a participação em campeonatos, incentivando o aluno a competir.
i) A vida cidadã através da articulação entre vários de seus aspectos como:
i) a saúde;
ii) a sexualidade;
iii) a vida familiar e social;
iv) o meio ambiente;
v) o trabalho, a ciência e a tecnologia;
vi) a cultura.
5. Organização
Os principais suportes de informação utilizados pela escola são os módulos de ensino (Apostilas). Os módulos constituem o recurso didático sistematicamente organizado que contêm a matéria a ser tratada, respeitando a seqüência dos conteúdos programáticos das diferentes disciplinas. O estudo feito pelo aluno nos módulos possibilita-lhe a auto aprendizagem, (professores habilitados dos respectivos componentes curriculares), ações fundamentais do processo ensino-aprendizagem que caracterizam a metodologia promovida pela escola.
Para um controle mais efetivo do processo de aprendizagem cada aluno possui uma ficha individual onde fica registrado sua freqüência e avaliações. Os professores orientadores acompanham individualmente cada aluno, tendo assim melhores condições de identificar as suas dificuldades em tempo de ajudar a superá-las. Através da ficha individual o professor orienta a continuidade dos estudos, a recuperação e as próximas avaliações. O ensino é individualizado e cada estudante realiza seus estudos de acordo com as suas possibilidades. Os módulos são auto instrucionais, isto é, constituídos de uma forma que permitam a interatividade com o aluno, para que este possa desenvolver sua capacidade de autonomia e auto-estima.
Os alunos também podem ser reunidos em pequenos grupos para solucionarem dificuldades comuns, respeitando sempre a sua disponibilidade de horário.
A escola preocupa-se em planejar um trabalho com atividades diversificadas que garantam o aprendizado dos alunos: palestras, aulas individuais ou em pequenos grupos, reforço, auxílio de recursos representados por equipamentos como Datashow, TV, vídeo, fitas de vídeo, gravadores, conexão com a Internet e DVD.
Material Didático: Apostilas do Sistema de Ensino UNIVERSITÁRIO.
6. Sistemática de Avaliação e Recuperação
Avaliação
A avaliação tem um caráter diagnóstico e contínuo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Ao final de cada módulo é realizada a verificação do rendimento. Nos termos regimentais é exigido um desempenho escolar igual ou superior a 60% numa escala de zero a 100% e anota final será a media aritmética do total das avaliações dos módulos.
Recuperação
Quando o aluno não atingir a nota mínima exigida no módulo objetivo de avaliação, o professor orientador realiza nova orientação com material de apoio diferenciado, específico para suprir a dificuldade detectada, antes de ser realizada nova verificação de rendimento. Assim a recuperação é sempre contínua e simultânea ao processo de aprendizagem.
7. Horário do Curso
Manhã : das 7:30hs às 12:30hs;
8. Documentos para Matrícula
- cédula de identidade do responsável
- cic do responsável
- 2 fotos 3x4
- cédula de identidade do aluno
- comprovante de residência
- histórico escolar do ensino Fundamental
Obs.: Todos os documentos deverão ser apresentados em via original e xerox.