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1. Proposta Pedagógica

    A Escola Modelo se propõe a desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, escrita e cálculo. A compreender o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade e a desenvolver os laços de solidariedade humana e tolerância recíproca.

2. Matrícula/Mensalidades

    As matrículas se realizam ao longo de todo o ano letivo. O aluno sem escolarização anterior é submetido a um teste de escolaridade sobre os conteúdos essenciais das quatro primeiras séries. Quando há necessidade, os professores disciplinas programam atividades de reforço para que as defasagens detectadas sejam superadas, até que o aluno demonstre condições satisfatórias de conhecimento para proseguir seus estudos, a nível de 5ª série do ensino fundamental.

3. Currículo

    O currículo abrangerá:

  a) O estudo da língua portuguesa, enfatizando a alfabetização, a compreensão e a produção de textos;

  b) A matemática, adotando a escola como ponto de partida a resolução de problemas;

  c) O conhecimento do mundo físico e natural, através das ciências físicas e biológicas, tendo como preocupação fundamental mostrar a ciência como instrumento de compreender e transformar o mundo;

  d) a realidade social e política do Brasil – o estudo da História e geografia –procurará relacionar sempre os conteúdos com o cotidiano dos alunos;

  e) A educação artística, envolvendo o conhecimento da arte e sua valorização na sociedade e na vida das pessoas das mais diferentes culturas, será desenvolvida, como conteúdo obrigatório, integradas aos demais componentes curriculares;

  f) Língua estrangeira moderna – Inglês – que dará ênfase à comunicação entre as pessoas e ao entendimento de textos;

  g) Atividades extras: Judô e Jazz;

  h) Introdução a informática;

  i) A Educação física, como forma de socialização dos alunos, uma vez que nas demais matérias o ensino é individualizado, constará de atividades desportivas entre os próprios alunos e será incentivada a participação em campeonatos, incentivando o aluno a competir.

  j) A vida cidadã através da articulação entre vários de seus aspectos como:

      i) a saúde;
      ii) a sexualidade;
      iii) a vida familiar e social;
      iv) o meio ambiente;
      v) o trabalho, a ciência e a tecnologia;
      vi) a cultura.

4. Organização

    Os principais suportes de informação utilizados pela escola são os módulos de ensino. Os módulos constituem o recurso didático sistematicamente organizado que contêm a matéria a ser tratada, respeitando a seqüência dos conteúdos programáticos das diferentes disciplinas. O estudo feito pelo aluno nos módulos possibilita-lhe a auto aprendizagem, (professores habilitados dos respectivos componentes curriculares), ações fundamentais do processo ensino-aprendizagem que caracterizam a metodologia promovida pela escola.

    Para um controle mais efetivo do processo de aprendizagem cada aluno possui uma ficha individual onde fica registrado sua freqüência e avaliações. Os professores orientadores acompanham individualmente cada aluno, tendo assim melhores condições de identificar as suas dificuldades em tempo de ajudar a superá-las. Através da ficha individual o professor orienta a continuidade dos estudos, a recuperação e as próximas avaliações. O ensino é individualizado e cada estudante realiza seus estudos de acordo com as suas possibilidades. Os módulos são auto instrucionais, isto é, constituídos de uma forma que permitam a interatividade com o aluno, para que este possa desenvolver sua capacidade de autonomia e auto-estima.

    Os alunos também podem ser reunidos em pequenos grupos para solucionarem dificuldades comuns, respeitando sempre a sua disponibilidade de horário.

    A escola preocupa-se em planejar um trabalho com atividades diversificads que garantam o aprendizado dos alunos: palestras, aulas individuais ou em pequenos grupos, reforço, auxílio de recursos representados por equipamentos como TV, vídeo, fitas de vídeo, gravadores, conexão com a Internet e DVD.

    Material Didático: Apostilas do Sistema de Ensino UNIVERSITÁRIO.

5. Sistemática de Avaliação e Repecuração

  Avaliação

    A avaliação tem um caráter diagnóstico e contínuo, com preval~encia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
    Ao final de cada módulo é realizada a verificação do rendimento. Nos termos regimentais é exigido um desempenho escolar igual ou superior a 60% numa escala de zero a 100% e anota final será a media aritmética do total das avaliações dos módulos.

  Recuperação

    Quando o aluno não atingir a nota mínima exigida no módulo objetivo de avaliação, o professor orientador realiza nova orientação com material de apoio diferenciado, específico para suprir a dificuldade detectada, antes de ser realizada nova verificação de rendimento. Assim a recuperação é sempre contínua e simultânea ao processo de aprendizagem.

6. Horário do Curso

      Manhã: das 7:30hs às 12:30hs;
      Tarde: das 13:10hs às 17:40hs.

7. Documentos para Matrícula

  - cédula de identidade ou certidão de nascimento do aluno
  - cédula de identidade do responsável
  - cic do responsável
  - carteira de vacinação
  - 2 fotos 3x4
  - cédula de identidade do aluno
  - comprovante de residência
  - histórico escolar do ensino Fundamental

Obs.: Todos os documentos deverão ser apresentados em via original e xerox.


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